Funcionalidade disponível no Plano Popular, Plano V8 e Plano Turbo.

Integre seu estoque com a plataforma para que os vendedores sejam mais eficientes e invistam menos tempo em responder cotações e mais tempo em vendas e relacionamento.

m relacionamento e venda


A funcionalidade de auto resposta vai permitir que a plataforma entenda como sua empresa funciona para que as respostas das cotações sejam automáticas.


A cada novo orçamento a plataforma irá verificar se o part-number inserido pelo comprador consta em seu estoque. Se houver em seu estoque a plataforma poderá responder automaticamente ou com revisão de seu vendedor (neste caso seu vendedor poderá alterar algumas condições de fornecimento em tempo real).


Se o part-number não for encontrado no seu arquivo de estoque o orçamento irá ser enviado para o seu vendedor para responder manualmente


Para configurar Respostas Automáticas clique em cima do seu nome, no lado direito em cima e selecione Configurar Respostas Automáticas.



Para colocar suas vendas no automático é necessário que realize os 3 passos abaixo:


1o. Passo: Configure seu Frete, Forma de Pagamento e Prazo de Entrega


Configuração do Frete :


Para cada região que sua empresa atender, você deve configurar o frete. Você pode escolher se o frete é por conta do cliente e também se existe um valor mínimo do pedido para o frete ser gratuito.


Veja a configuração de frete exemplo abaixo:

Neste exemplo o frete para Grande São Paulo é gratuito (independente do valor do pedido). O frete para Tocantins é por conta do comprador e para Região Metropolitana de Campinas o frete somente é gratuito para pedidos acima de R$ 500,00.


É muito importante que configure todas as regiões que sua empresa fornece para evitar problemas nas respostas automáticas.


Se quiser expandir seu fornecimento para outras regiões basta comunicar ao nosso suporte em suporte@cotexo.com.br.


Configuração da Forma de Pagamento :


Esta configuração permite que a forma de pagamento seja adequada ao valor da oportunidade de vendas. Basta definir qual a forma de pagamento para cada valor do pedido.




Configuração do Prazo de Entrega :


O prazo de entrega é feito por região de atendimento e somente considera as peças que você tem no estoque. 


Desta maneira você deve selecionar qual é o prazo de entrega para peças que tem no estoque para cada região de atendimento:



2o. Passo: Realize a análise de crédito dos clientes


Você pode acessar os clientes clicando em Clientes. A lista de clientes fica organizada, por padrão, pelos melhores compradores dos últimos 60 dias.


Para cada cliente você deverá analisar o crédito clicando no botão Analisar Crédito. Para mais informações verificar : Como Analisar e Liberar Crédito para Clientes.


Se você aprovar o crédito de um cliente, ao responder os orçamentos automaticamente as configurações de Forma de Pagamento serão aplicadas.


Se reprovar o crédito de algum cliente, as respostas automáticas serão feitas como "À vista".



3o. Passo: Atualize seu estoque


Pronto, agora que sua empresa já tem todas as configurações de fornecimento basta subir seu estoque e integrar com a plataforma.



Para subir seu estoque clique em cima do seu nome, no lado direito em cima e selecione Atualizar Estoque.


No Primeiro Passo selecione o tipo de arquivo que você quer utilizar para subir seu estoque, se tiver um .zip com o .txt dentro pode utilizar o item .txt:



No Segundo Passo você deve clicar em Selecione um Arquivo, esperar o arquivo carregar e clicar em Próximo Passo.


No Terceiro Passo você deve relacionar os campos do seu arquivo com os campos da plataforma. São obrigatórios os preenchimentos dos campos Part Number, Preço e Desconto.



Ps. É muito importante subir seu estoque diariamente para melhorar a experiência de seu cliente e evitar problemas de pós vendas (venda de peças que não estão no estoque ou preços, código desatualizados).


Se você quiser pode selecionar o check Desconto Linear para dar um desconto padrão para todas as suas respostas, por exemplo "10%".


Se não for preenchido o campo de estoque a plataforma irá subir como 1 peça no estoque.


A descrição não é obrigatório mas ajuda ao vendedor na indentificação das peças.


Agora basta clicar em próximo passo e confirmar sua atualização de estoque:



Ao final da confirmação você pode verificar no lado direito, em cima o número de itens que estão no seu estoque e a última data de atualização.




Perguntas Frequentes:


1. Preciso atualizar meu estoque diariamente?


Sim. Para evitar erros e garantir a melhor experiência o usuário é muito importante que seu estoque esteja atualizado.



2. Como funciona a revisão do vendedor? 


Para que o sistema possa converter mais oportunidades em pedidos todas as respostas são automáticas, mas é possível configurar uma revisão do seu vendedor.


Apesar de seu vendedor ter a oportunidade de fazer a revisão da oportunidade a mesma já está disponível para compra pela oficina. Caso seja configurada a revisão do vendedor, quando seu vendedor revisar a cotação as informações serão atualizadas na sistema do comprador.


Por padrão o sistema é configurado para que o vendedor faça a revisão, se quiser remover basta ir na Aba Geral, dentro da Configuração de Auto Resposta e selecionar o checkbox "Responder sem revisão do vendedor".



Caso sua empresa ganhe um pedido antes da revisão ser realizada basta verificar o item 4 abaixo.


3. O que acontece se existir algum erro nos preços, código depois que recebi o pedido?


Existe no processo uma fase de Confirmação do Pedido para que o vendedor possa verificar se houve alguma mudança no preço, cumprimento de prazos de entrega.


Durante esta fase o vendedor pode contatar diretamente a oficina caso exista alguma divergência entre o orçamento e o pedido. Se a oficina autorizar a mudança deve-se confirmar o pedido, caso contrário deve-se rejeitar o pedido.